- CELINTBRA
Governança corporativa e compliance como mecanismos para a superação da shareholder theory
Governo das sociedades vem cada vez mais se adaptando para contemplar interesses de stakeholders e não apenas dos acionistas

Excelente artigo de Ana Frazão no site JOTA.INFO que aborda o processo evolutivo da Governança Corporativa por meio do compliance. O foco nos interesses dos Shareholders e nos resultados de curto prazo (Shareholders Theory) nos conselhos, começa a sofrer uma transformação na direção da "Stakeholders Theory" por meio do compliance.
"A questão do disclosure e da transparência é importante porque pode resolver os problemas de assimetria informacional, possibilitando que a concorrência entre as empresas se dê não apenas no plano financeiro, mas também no plano da observância de normas e diretrizes que atendam a importantes stakeholders".
Por outro lado, como a autora destaca, é necessário que estas medidas surjam a partir das boas práticas de governança e de competitividade de mercado, e não por regulação estatal unilateral.
Na Certificação Internacional de Conselheiros oferecido pela CELINTBRA (Pro.Dir®), todas estas teorias e aspectos são bem aprofundados ao longo dos 4 módulos de formação. Conheça!