Registre-se no site!
E não perca as nossas atualizações.

CERTIFIQUE-SE

Mantenha contato com a CELINTBRA pelo

LinkedIn_Logo_CELINTBRA.png

© 2019 Certificação em Governança

Buscar
  • CELINTBRA

Governança corporativa e compliance como mecanismos para a superação da shareholder theory

Governo das sociedades vem cada vez mais se adaptando para contemplar interesses de stakeholders e não apenas dos acionistas


Excelente artigo de Ana Frazão no site JOTA.INFO que aborda o processo evolutivo da Governança Corporativa por meio do compliance. O foco nos interesses dos Shareholders e nos resultados de curto prazo (Shareholders Theory) nos conselhos, começa a sofrer uma transformação na direção da "Stakeholders Theory" por meio do compliance.


"A questão do disclosure e da transparência é importante porque pode resolver os problemas de assimetria informacional, possibilitando que a concorrência entre as empresas se dê não apenas no plano financeiro, mas também no plano da observância de normas e diretrizes que atendam a importantes stakeholders".


Por outro lado, como a autora destaca, é necessário que estas medidas surjam a partir das boas práticas de governança e de competitividade de mercado, e não por regulação estatal unilateral.


Na Certificação Internacional de Conselheiros oferecido pela CELINTBRA (Pro.Dir®), todas estas teorias e aspectos são bem aprofundados ao longo dos 4 módulos de formação. Conheça!


Artigo publicado em: https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/constituicao-empresa-e-mercado/governanca-corporativa-e-compliance-como-mecanismos-para-a-superacao-da-shareholder-theory-02102019

1 visualização